top of page
Concurso Científico
Datas relevantes
Submissão de resumos (abertura) – 10 de junho de 2024
Submissão de resumos (encerramento, sem possibilidade de extensão) – 30 de agosto de 2024 às 23h59
Limite para resposta de aceitação do júri – 09 de setembro de 2024 às 23h59
Limite para resposta de aceitação aos autores – 11 de setembro de 2024 às 23h59
Limite para submissão do poster/comunicação oral em formato PDF – 27 de setembro de 2024 às 23h59
Serão aceites trabalhos científicos de dois formatos:
1) Investigação científica
2) Intervenção em Saúde Pública
Os trabalhos deverão ter sido desenvolvidos em áreas temáticas relacionadas com a Saúde Pública e contar com a participação de, pelo menos, um médico interno ou especialista em Saúde Pública.
O regulamento pode ser consultado aqui.
Prémios
-
Prémio monetário de 400€*
-
Inscrição em curso breve até 32 horas da INSPSIC
-
Até 3 entradas no próximo CNMSP sem alojamento
*O regime fiscal aplicável ao Prémio Monetário enquadra-se no n.º 2 do art.º 12º do CIRS, o qual estabelece que os prémios científicos atribuídos em concurso não são tributados quando não envolvam a cedência, temporária ou definitiva, dos respetivos direitos de autor e desde que o concurso seja objeto de anúncio público em que se definam as respetivas condições de atribuição, não podendo a participação no mesmo sofrer restrições que não se relacionem com a natureza do prémio.
Tendo em consideração o ponto anterior, o vencedor deve emitir um recibo de quitação, sem modelo oficial, com indicação do valor recebido e a sua natureza, sendo o mesmo enviado por via eletrónica para o endereço tesouraria@anmsp.pt.
Júri do Concurso Científico
Investigação científica
Investigação
João Firmino Machado
Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho, Centro Académico Clínico Egas Moniz
Mais informações em breve.
Rui Malheiro
Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa
Mais informações em breve.
Ana San-Bento
Unidade Local de Saúde Região de Leiria
Mais informações em breve.
Intervenção
Intervenção em Saúde Pública
Ana Mendes
Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte
Mestrada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2009). Obteve o grau de especialista em 2015 e o grau de consultora em 2023. Entre 2016 e 2018 exerceu funções na USP de Vale do Sousa Norte. Desde 2015 integra a Área Funcional de Vigilância Epidemiológica do DSP da ARS Norte (gestora de vários programas regionais), sendo que desde 2023 é Responsável desta área. Integra vários grupos de trabalho nacionais. Foi a Responsável do Gabinete Regional de Crise COVID-19 do Norte (2020-2022). Com competências reconhecidas pela Ordem dos Médios (Medicina do Viajante e Gestão de Serviços de Saúde) e membro do Grupo da Prova Nacional de Acesso. Foi docente em várias instituições de ensino e autora de vários trabalhos científicos.
Ricardo Mexia
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Médico Assistente Graduado de Saúde Pública no Departamento de Epidemiologia do INSA. Licenciado em Medicina (2002- FCM-UNL), Pós graduado em Gestão de Unidades de Saúde (2008-UCP), Mestre em Saúde Pública (2013- ENSP), EPIET (2011 – ECDC/Folkehelseinstituttet). Docente convidado na FM-UL, FMCB-UAlg, ISCSP-UL, Universidade Católica, Universidade Atlântica e ISCTE. Auditor de Defesa Nacional e Fellow da Royal Society for Public Health. Membro do roster para Eventos de Massas da OMS, do Civil Society Forum da HERA e do EU Health Task Force Advisory Group do ECDC. Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar. Presidente da Mesa de Assembleia Geral da ANMSP.
Carolina Torres
Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro
Médica de Saúde Pública do Departamento de Saúde Pública (ARSC) - Coordenadora Regional do REVIVE, membro das equipas regionais de Vigilância Epidemiológica e Tuberculose e taskforce nacional no âmbito do vetor Aedes albopictus. Mestrado em Medicina (Universidade de Coimbra) e em Saúde Pública (Universidade NOVA de Lisboa). Pós-graduação em One Health (FMUL), Medicina de Viagem (CHU São João) e Tuberculose (AENGDIL). Competência da Ordem dos Médicos em Avaliação de Dano Corporal. Direção da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública, membro do Concelho Nacional de Promoção da Saúde e Sustentabilidade Ambiental da Ordem dos Médicos e do Grupo One Health da ANMSP.
#CNMSP #NinguémLevaAMal
#SaúdePúblicaPT #SaúdeEmMudança
Entre em contacto com a Comissão Organizadora do V Congresso Nacional dos Médicos de Saúde Pública através do endereço eventos@anmsp.pt.
bottom of page